JM

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, DORIAN GRAY – PRIMEIRO ESCULTOR POTIGUAR A EXPOR OBRAS EM PRAÇA

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

DORIAN GRAY CALDAS


Dorian Gray Caldas é uma personalidade múltipla, que enaltece a arte e a cultura norte-rio-grandense no país e no exterior. Este ano, foi escolhido como tema de capa da Revista do TCE/RN que chega à 16ª edição. Dorian é um nome plural. Não é apenas o artista plástico, mas o poeta, o cronista, o ensaísta, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Dorian Gray Caldas nasceu em 16 de Fevereiro de 1930 na cidade de Natal no RIO GRANDE DO NORTE . É um consagrado artista potiguar que expressa sua arte em diversas plataformas artísticas, tais como: Escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho, poesia e escritos.
Dorian estreou na arte em 1950, junto com os primeiros e grandes amigos Newton Navarro e Ivon Rodrigues, no 1º Salão de Arte Moderna de Natal. Seu primeiro livro se deu 11 anos depois, em 1961, intitulado “Instrumento de Sonho”.
Ele atuou como assessor da secretaria estadual da cultura do Rio Grande do Norte (1967-1968) e da Fundação José Augusto (1974) e foi diretor do Teatro Alberto Maranhão (1967-1968). Em 1989 publicou o livro 'Artes Plásticas do Rio Grande do Norte 1920—1989'.
Dorian Gray faleceu em 23 de janeiro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
UM POVO LIVRE TEM SEUS PASSOS VOLTADOS PARA TODAS AS DIREÇÕES E CAMINHA COM SEGURANÇA E TRANQUILIDADE. ESTE O 46º BLOG DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS